Resultados das Avaliações

Resultados da avaliação - 3º Trimestre 2009

Problemas de infraestrutura

Um ponto constantemente levantado pelos docentes durante a avaliação foram as dificuldades em relação às instalações físicas das salas de aulas:

  • As lousas são muito pequenas e de baixa qualidade;
  • O giz disponível em sala de aula é de baixa qualidade.

O ponto mais crítico na avaliação dos alunos é a indisponibilidade ou insuficiência de títulos na biblioteca. Em relação a esse ponto o colegiado do Bacharelado em matemática, com apoio do representante do Cmcc perante a Comissão de biblioteca, encaminhou uma solicitação de compra de 300 títulos únicos (em torno de 1000 livros) junto à biblioteca (1).

Outros Problemas

Outro ponto levantado pelos professores é a da inadequação dos pré-requisitos recomendados a algumas disciplinas (2)  Como conseqüências disso diversas disciplinas tiveram suas recomendações revistas (3).

Alguns professores mostraram-se bastante insatisfeitos com a carga horária da disciplina ou adequação da ementa a essa carga horária. Destacamos dentre estas as disciplinas do BC&T: Geometria Analítica e Funções de Várias Variáveis. O colegiado procurará levar essas críticas aos fóruns competentes.

Dados

Modelo de avaliação: escala de Likert de 5 pontos

A tabela abaixo , ilustra a escala utilizada, respectivamente, na captação do grau de desempenho do curso e do grau de concordância em relação ao item de avaliação.

 

Escala de grau de Desempenho

Muito Bom

Bom

Neutro

Ruim

Muito Ruim

Escala de concordância

Concordo

Totalmente

Concordo

Neutro

Discordo

Discordo

Totalmente

 

Pontuação

5

4

3

2

1

 

Conceitos atribuídos:

Intervalo

Conceito

4,5=<Média

Muito Bom

4=<Media< 4,5

Bom

3=<Media<4

Regular

2=<media<3

Ruim

Media<2

Muito ruim

Resultados da Avaliação Docente

Itens Avaliados

Resultados

Desvio Padrão

Interpretação

O conteúdo da ementa do curso é adequado.

3,8

0,8

Regular

A ementa do curso é adequada à carga horária da disciplina.

3,5

1,6

Regular

A carga horária ideal para a disciplina é:

A carga horária indicada foi considerada insuficiente em GA e FVV

 

 

A bibliografia sugerida é adequada à disciplina.

4,1

0,8

BOM

Indique quais dificuldades foram encontradas em relação as instalações físicas:

Destaque: Giz e Lousa

 

 

Os alunos possuíam os pré-requisitos necessários ao curso:

3,4

1,3

Regular

As disciplinas indicadas como pré-requisitos a essa são adequadas:

3,7

1,7

Regular

 

Resultados da Avaliação Discente

 

Itens Avaliados

Média

Desvio Padrão

Interpretação

O professor foi pontual no inicio e término das aulas

4,8

0,35

Muito Bom

O professor foi assíduo

4,9

0,18

Muito Bom

A bibliografia adotada foi adequada

4,2

0,83

BOM

O professor estabeleceu no inicio do curso os critérios de avaliação

4,5

0,44

Bom

O material bibliográfico adotado estava disponível na biblioteca em quantidade necessária

2,6

1,16

Ruim

As instalações físicas foram suficientes para um bom desenvolvimento do curso

4,7

0,38

Muito Bom

O professor esclareceu os objetivos da disciplina e das aulas

4,8

0,36

Muito Bom

O professor cumpriu os critérios de avaliação

4,6

0,56

Muito Bom

Os critérios de avaliação adotados eram adequados

4,7

0,51

Muito Bom

O conteúdo da ementa foi ensinado durante o curso

4,6

0,52

Muito Bom

O docente demonstra domínio do conteúdo da disciplina

4,9

0,12

Muito Bom

O docente incentivou a participação dos alunos nas aulas

4,,7

0,45

Muito Bom

O docente era receptivo a perguntas

4,7

0,42

Muito Bom

As técnicas de ensino utilizadas foram adequadas aos objetivos propostos

4,5

0,76

Muito Bom

A profundidade com que os conteúdos foram abordados foi adequada

4,3

0,75

Bom

Atendimento extraclasse (sim ou não)

Sim

 

 

 

 

 

 

 

(1) A lista de livros pedida se encontra em http://spreadsheets.google.com/pub?key=tAjm2txNuQTcpo5PjYKJO4A&output=html

(2) A avaliação não foi significantemente pior, mas o desvio padrão foi maior e algumas disciplinas foram particularmente mal avaliadas com relação a esse quesito.

(3) Vide o projeto revisado em: http://prograd.ufabc.edu.br/images/pdf/ppc_bach_matematica_1.pdf em especial vide pág. 13 para as novas recomendações para as disciplinas obrigatórias.

 

Share

Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática da UFABC são os Melhores do Brasil

 Cursos de graduação da UFABC estão entre os melhores do Brasil segundo levantamento do MEC. Os últimos  resultados do IGC (Índice Geral de Cursos) colocaram a UFABC em segundo lugar entre as melhores universidades do país.

Os cursos de Bacharelado em Matemática  e Licenciatura em Matemática foram avaliados como os melhores do Brasil em suas respectivas categorias.

Leia Mais

Matemático foi escolhida a melhor profissão de 2014

Matemático aparece como a melhor profissão em 2014,  segundo ranking divulgado pela Careercast.com. A lista completa tem 200 profissões e leva em conta o quanto o emprego afeta a parte física do trabalhador, além de ambiente de trabalho, renda, nível de estresse e perspectivas de contratação.

Leia Mais