Resultado da Avaliação de Curso de Bacharelado em Matemática - 1º Quadrimestre 2010
As principais queixas dos docentes durante a avaliação foram as dificuldades em relação às instalações físicas das salas de aulas:
- As lousas são muito pequenas e de baixa qualidade;
- O giz disponível em sala de aula é de baixa qualidade.
- A luminosidade do projetor multimídia é pequena;
- Os computadores das salas de aulas não tem acesso a internet;
O ponto mais crítico na avaliação dos alunos é a indisponibilidade ou insuficiência de títulos na biblioteca.
Outro ponto levantado tanto pelos docentes como pelos discentes é a da inadequação de algumas ementas a carga horária. Destacamos dentre estas as disciplinas do BC&T:
- Geometria Analítica
- Funções de Várias Variáveis.
O colegiado procurará levar essas críticas aos fóruns competentes.
Modelo de avaliação: escala de Likert de 5 pontos
A tabela abaixo ilustra a escala utilizada, respectivamente, na captação do grau de desempenho do curso e do grau de concordância em relação ao item de avaliação.
Escala de grau de Desempenho |
Muito Bom
|
Bom |
Neutro |
Ruim |
Muito Ruim |
Escala de concordância |
Concordo Totalmente |
Concordo |
Neutro |
Discordo |
Discordo Totalmente
|
Pontuação |
5 |
4 |
3 |
2 |
1 |
Conceitos atribuídos (conforme literatura):
Intervalo |
Conceito |
4,5=<Média |
Muito Bom |
4=<Media< 4,5 |
Bom |
3=<Media<4 |
Regular |
2=<media<3 |
Ruim |
Media<2 |
Muito ruim |
Resultados da Avaliação Docente
Itens Avaliados |
Resultados |
Desvio Padrão |
Interpretação
|
1. O conteúdo da ementa do curso é adequado. |
3,83 |
0,8 |
Regular |
2. A ementa do curso é adequada à carga horária da disciplina. |
3,5 |
1,34
|
Regular |
3. A carga horária ideal para a disciplina é: |
A carga horária indicada foi considerada insuficiente em GA e FVV |
|
|
4. A bibliografia sugerida é adequada à disciplina. |
4 |
0,8 |
BOM |
5. Indique quais dificuldades foram encontradas em relação as instalações físicas: |
Destaque: Giz e Lousa, Projetor e Internet |
|
|
6. Os alunos possuíam os pré-requisitos necessários ao curso: |
3,22 |
1,2 |
Regular |
7. As disciplinas indicadas como pré-requisitos a essa são adequadas: |
3,89 |
1,137 |
Regular |
Resultados da Avaliação Discente
Item Avaliado |
Média |
Desvio Padrao |
Interpretação |
O professor foi pontual no inicio e término das aulas |
4,29 |
0,45 |
Bom
|
O professor foi assíduo |
4,32 |
0,35 |
Bom
|
A bibliografia adotada foi adequada |
4,14 |
0,62 |
Bom
|
O professor estabeleceu no inicio do curso os critérios de avaliação |
4 |
0,43 |
Bom
|
O material bibliográfico adotado estava disponível na biblioteca em quantidade necessária |
2,80 |
0,92 |
Ruim |
As instalações físicas foram suficientes para um bom desenvolvimento do curso |
4,34 |
0,15 |
Bom
|
O professor esclareceu os objetivos da disciplina e das aulas |
4 |
0,23 |
Bom |
O professor cumpriu os critérios de avaliação |
4,09 |
0,35 |
Bom
|
Os critérios de avaliação adotados eram adequados |
4,07 |
0,42 |
Bom |
O conteúdo da ementa foi ensinado durante o curso |
4,10 |
0,36 |
Bom |
O docente demonstra domínio da conteúdo da disciplina |
4,38 |
0,33 |
Bom |
O docente incentivou a participação dos alunos nas aulas |
4,04 |
0,4 |
Bom |
O docente era receptivo a perguntas |
4,08 |
0,4 |
Bom |
As técnicas de ensino utilizadas foram adequadas aos objetivos propostos |
4,01 |
0,42 |
Bom |
A profundidade com que os conteúdos foram abordados foi adequadae |
3,96 |
0,53 |
Regular - Bom |
Atendimento extra classe (sim ou não) |
1,00 |
Sim |
|
Auto Avaliação do Aluno: |
|
||
Possuía os pré-requisitos necessários ao curso |
4,16 |
0,8 |
Concordo |
Sua dedicação ao curso em horas semanais foi |
2,29 |
1,1 |
De 2 a 4 Horas em Média e em Moda |
Sua dedicação ao curso foi |
2,65 |
0,93 |
Pouco- Suficiente |
Seu desempenho |
2,96 |
0,85 |
Satisfatório |
Resultado da Avaliação de algumas disciplinas
Resultado da avaliação das disciplinas ministradas à pelo menos duas turmas por docentes distintos. A tabela abaixo apresenta somente a média dos resultados da avaliação para essas turmas:
Disciplina |
FVV |
Álgebra Linear |
Calculo Numérico |
Geometria Analítica |
O professor foi pontual no inicio e término das aulas |
4,15 |
4,01 |
4,35 |
4,7 |
O professor foi assíduo |
4,4 |
4,03 |
4,5 |
4,6 |
A bibliografia adotada foi adequada |
4,1 |
4,12 |
4,3 |
4,6 |
O professor estabeleceu no inicio do curso os critérios de avaliação |
3,9 |
4,37 |
4,15 |
4,6 |
O material bibliográfico adotado estava disponível na biblioteca em quantidade necessária |
2,2 |
3,6 |
2 |
4,6 |
As instalações físicas foram suficientes para um bom desenvolvimento do curso |
3,95 |
4,47 |
4,5 |
4 |
O professor esclareceu os objetivos da disciplina e das aulas |
4,05 |
4,2 |
3,95 |
4,5 |
O professor cumpriu os critérios de avaliação |
3,8 |
4,3 |
4,05 |
4,3 |
Os critérios de avaliação adotados eram adequados |
3,8 |
3,87 |
4,2 |
4,4 |
O conteúdo da ementa foi ensinado durante o curso |
3,6 |
4,07 |
4,25 |
4,2 |
O docente demonstra domínio da conteúdo da disciplina |
4,7 |
4,67 |
4,6 |
3,7 |
O docente incentivou a participação dos alunos nas aulas |
4,4 |
3,83 |
3,7 |
4,8 |
O docente era receptivo a perguntas |
4,7 |
4 |
4,25 |
3,9 |
As técnicas de ensino utilizadas foram adequadas aos objetivos propostos |
4,25 |
3,63 |
4,2 |
4,4 |
A profundidade com que os conteúdos foram abordados foi adequadae |
4,15 |
3,97 |
4,05 |
4,3 |
Atendimento extra classe (sim ou não) |
1 |
1 |
1 |
1 |
Possuía os pré-requisitos necessários ao curso |
4,05 |
4,2 |
4,3 |
4 |
Sua dedicação ao curso em horas semanais foi |
2,7 |
2,4 |
2,2 |
2,3 |
Sua dedicação ao curso foi |
2,65 |
2,7 |
2,85 |
2,6 |
Seu desempenho |
2,55 |
2,73 |
3 |
3,1 |