Resultados das Avaliações

Resultado da Avaliação de Curso 2º Quadrimestre de 2010

Curso de Bacharelado em Matemática

Algumas Conclusões:

As principais queixas dos docentes durante a avaliação foram as dificuldades em relação às instalações físicas das salas de aulas em especial a principal reclamação é sobre o tamanho das lousas.

 

Também houve algumas queixas em relação a qualidade dos monitores.

 

O ponto mais crítico na avaliação dos alunos é a indisponibilidade ou insuficiência de títulos na biblioteca.

Aproveitamos para agradecer aos professores que fizeram sugestões sobre s referências bibliográficas, pré-requisitos etc.

 

Modelo de avaliação: escala de Likert de 5 pontos

A tabela abaixo ilustra a escala utilizada, respectivamente, na captação do grau de desempenho do curso e do grau de concordância em relação ao item de avaliação.

Escala de grau de Desempenho

Muito Bom

 

Bom

Neutro

Ruim

Muito Ruim

Escala de concordância

Concordo

Totalmente

Concordo

Neutro

Discordo

Discordo

Totalmente

 

Pontuação

5

4

3

2

1

 

 

 

Conceitos atribuídos (conforme literatura):

Intervalo

Conceito

4,5=<Média

Muito Bom

4=<Media< 4,5

Bom

3=<Media<4

Regular

2=<media<3

Ruim

Media<2

Muito ruim

Resultados da Avaliação Docente

 

Itens Avaliados

Resultados

Interpretação

 

  1. O conteúdo da ementa do curso é adequado.

4,3

Bom

  1. A ementa do curso é adequada à carga horária da disciplina.

3,6

Regular

  1. A carga horária ideal para a disciplina é:

A carga horária indicada foi considerada insuficiente em GA e Introdução a Prob. e Estatística

 

  1. A bibliografia sugerida é adequada à disciplina.

4

Bom

  1. Indique quais dificuldades foram encontradas em relação as instalações físicas:

Destaque: Giz e Lousa,

 

  1. Os alunos possuíam os pré-requisitos necessários ao curso:

3,4

Regular

  1. As disciplinas indicadas como pré-requisitos a essa são adequadas:

4,1

Bom

Resultados da Avaliação Discente

 

Item Avaliado

Média

Interpretação

O professor foi pontual no inicio e término das aulas

4,6

Muito Bom

 

O professor foi assíduo

4,7

Muito Bom

 

A bibliografia adotada foi adequada

4,1

Bom

 

O professor estabeleceu no inicio do curso os critérios de avaliação

4,5

Muito Bom

 

O material bibliográfico adotado estava disponível na biblioteca em quantidade necessária

3

Regular

As instalações físicas foram suficientes para um bom desenvolvimento do curso

4,3

Bom

 

O professor esclareceu os objetivos da disciplina e das aulas

4,4

Bom

O professor cumpriu os critérios de avaliação

4,3

Bom

 

Os critérios de avaliação adotados eram adequados

3,4

Bom

O conteúdo da ementa foi ensinado durante o curso

4,5

Muito Bom

O docente demonstra domínio da conteúdo da disciplina

4,8

Muito Bom

O docente incentivou a participação dos alunos nas aulas

3,5

Bom

O docente era receptivo a perguntas

4,5

Muito Bom

As técnicas de ensino utilizadas foram adequadas aos objetivos propostos

4

Bom

A profundidade com que os conteúdos foram abordados foi adequada

4

Bom

Atendimento extraclasse (sim ou não)

1

Sim

 

Auto Avaliação do Aluno:

 

 

Possuía os pré-requisitos necessários ao curso

4,4

Concordo

Sua dedicação ao curso em horas semanais foi

3,2

De 2 a 4 Horas em Média

Sua dedicação ao curso foi

3,6

Suficiente

Seu desempenho

3,5

Satisfatório

Resultado da Avaliação de algumas disciplinas

 

Resultado da avaliação das disciplinas ministradas à pelo menos duas turmas por docentes distintos. A tabela abaixo apresenta somente a média da avaliação para essas turmas:

 

 

Introdução a Probabilidade e Estatística

 

Álgebra Linear

 

O professor foi pontual no inicio e término das aulas

4,4

4,73

 

O professor foi assíduo

4,4

4,77

 

A bibliografia adotada foi adequada

3,7

4,27

 

O professor estabeleceu no inicio do curso os critérios de avaliação

4,4

4,57

 

O material bibliográfico adotado estava disponível na biblioteca em quantidade necessária

2,2

2,43

 

As instalações físicas foram suficientes para um bom desenvolvimento do curso

3,7

4,43

 

O professor esclareceu os objetivos da disciplina e das aulas

3,9

4,43

 

O professor cumpriu os critérios de avaliação

4,5

4,37

 

Os critérios de avaliação adotados eram adequados

4,5

4,33

 

O conteúdo da ementa foi ensinado durante o curso

4,1

4,17

 

O docente demonstra domínio do conteúdo da disciplina

4,65

4,8

 

O docente incentivou a participação dos alunos nas aulas

4,5

1,57

 

O docente era receptivo a perguntas

4,5

4,47

 

As técnicas de ensino utilizadas foram adequadas aos objetivos propostos

3,85

4,23

 

A profundidade com que os conteúdos foram abordados foi adequada

 

4,1

4,1

 

Atendimento extra classe (sim ou não)

1

1

 

 

0

 

 

Possuía os pré-requisitos necessários ao curso

4,1

4,2

 

Sua dedicação ao curso em horas semanais foi

2,45

3

 

Sua dedicação ao curso foi

3,1

3,33

 

Seu desempenho

3,3

3,17

 

 

 

 

 

 

Share

Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática da UFABC são os Melhores do Brasil

 Cursos de graduação da UFABC estão entre os melhores do Brasil segundo levantamento do MEC. Os últimos  resultados do IGC (Índice Geral de Cursos) colocaram a UFABC em segundo lugar entre as melhores universidades do país.

Os cursos de Bacharelado em Matemática  e Licenciatura em Matemática foram avaliados como os melhores do Brasil em suas respectivas categorias.

Leia Mais

Matemático foi escolhida a melhor profissão de 2014

Matemático aparece como a melhor profissão em 2014,  segundo ranking divulgado pela Careercast.com. A lista completa tem 200 profissões e leva em conta o quanto o emprego afeta a parte física do trabalhador, além de ambiente de trabalho, renda, nível de estresse e perspectivas de contratação.

Leia Mais