Trabalho de Conclusão de Curso

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade curricular obrigatória que abrange atividades de pesquisa e/ou revisão bibliográfica na área de Matemática.

O TCC tem como objetivo fomentar no aluno a capacidade de pesquisa, síntese e escrita matemática, bem como desenvolver habilidade em revisão bibliográfica. Dessa forma, o TCC favorece uma visão ampla sobre a Matemática, articulando os conhecimentos adquiridos ao longo do curso com o processo de investigação e reflexão acerca de um tema.

O TCC consistirá de uma monografia apresentada na forma de dissertação, cujo conteúdo deve ser de autoria do aluno. Não é necessário apresentar resultados inéditos.

Para a obtenção do grau de Bacharel em Matemática, o aluno deverá cursar as disciplinas Trabalho de Conclusão de Curso em Matemática I, II e III e ter a sua monografia aprovada.

REGRAS PARA MATRÍCULA NAS DISCIPLINAS DE TCC

Para se matricular em Trabalho de Conclusão de Curso em Matemática I, o aluno deverá ter completado pelo menos 60% dos créditos totais previstos no Projeto Pedagógico do Bacharelado em Matemática. Caso este requisito não esteja satisfeito, a decisão sobre sua aptidão para cursar a disciplina Trabalho de Conclusão de Curso em Matemática I caberá à Coordenação do Curso.

A matrícula em Trabalho de Conclusão de Curso em Matemática II será feita após a aprovação em Trabalho de Conclusão de Curso em Matemática I.

A matrícula em Trabalho de Conclusão de Curso em Matemática III será feita após a aprovação em Trabalho de Conclusão de Curso em Matemática II.

ESCOLHA DO ORIENTADOR E PROPOSTA DE TEMAS PARA A MONOGRAFIA

Durante a disciplina Trabalho de Conclusão de Curso em Matemática I, os alunos serão orientados sobre as normas relativas à realização do Trabalho de Conclusão de Curso e será fixado um cronograma de prazos para a escolha do orientador e entrega do projeto do TCC.

A escolha do orientador de TCC poderá ser feita pelo aluno, desde que este possua aval do docente em questão (formulário padrão a ser assinado pelo discente e pelo orientador). Caso essa escolha não seja feita dentro do período fixado, a Coordenação do Curso indicará um orientador ao aluno.

O aluno, conjuntamente com o orientador, deverá propor um tema de trabalho. Os trabalhos propostos deverão ser relativos a tópicos da área de Matemática.

A proposta de TCC deverá conter o título e os objetivos do trabalho, a relevância do tema e a estrutura esperada com a sequência das etapas que serão adotadas no desenvolvimento da monografia. O formulário para apresentação da proposta de tema para o TCC será disponibilizado para os alunos durante a disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso em Matemática I.

Finalizado o prazo para a entrega dos projetos, estes serão aprovados ou rejeitados pela Coordenação do Curso, baseado em sua profundidade científica, viabilidade, mérito, adequação e na existência de um docente disposto a orientar o tema.

Os alunos que tiverem as propostas rejeitadas poderão apresentar uma nova proposta, desde que dentro do prazo fixado pelo cronograma apresentado na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso em Matemática I.

A ORIENTAÇÃO

O orientador de TCC será um docente com a tarefa de supervisionar a elaboração da monografia. O orientador não é responsável pelo desenvolvimento do conteúdo do trabalho. Caberá ao orientador a função de verificar se o trabalho está sendo desenvolvido conforme os objetivos do TCC, podendo interferir em seu andamento de forma a atender esta exigência. O número máximo de supervisões simultâneas por docente é de dois alunos.

ELABORAÇÃO DO TCC

É dever do aluno, juntamente com seu orientador, estabelecer um cronograma de atividades para o desenvolvimento do trabalho e também fazer reuniões periódicas para avaliar o andamento do trabalho, de forma a assegurar as características exigidas para o TCC.

AVALIAÇÃO

A avaliação da monografia será feita por uma banca constituída de três professores, sendo um deles o orientador e os outros dois indicados pela Coordenação do Curso, e acontecerá durante a disciplina Trabalho de Conclusão de Curso em Matemática III. A avaliação será feita em duas etapas:

  1. Avaliação da monografia;

  2. Apresentação oral da monografia pelo aluno, seguida de arguição.

A apresentação oral será realizada em sessão pública e terá de 30 a 40 minutos de duração.

Caso o trabalho seja considerado insatisfatório, o mesmo deverá ser refeito de acordo com as recomendações dos avaliadores, devendo ser reapresentado dentro do prazo estipulado para nova avaliação e reavaliado pelos mesmos docentes, quando possível. Só serão aprovadas monografias que sejam consideradas satisfatórias por todos os avaliadores.

 

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso será uma monografia apresentada na forma de dissertação, não necessitando apresentar resultados novos, porém o conteúdo deve ser de autoria do aluno.

A monografia do TCC deverá seguir as seguintes normas para a estrutura e formatação:

Tamanho Mínimo: 25 páginas

Tamanho máximo: 50 páginas (excluindo os apêndices).

ITENS A SEREM INCLUÍDOS: 

  • Capa;
  • Resumo;
  • Introdução explicitando a justificativa e relevância do tema do trabalho e seus objetivos;
  • Conclusões;
  • Referências consultadas;
  • Apêndices (quando necessários).

FORMATAÇÃO

A monografia final deverá ser impressa em papel (A4), com margens (superior, inferior, direita e esquerda) de 2 cm; espaçamento 1,5; letra do corpo de texto em tamanho 12 e entregue em arquivo PDF para a Coordenação do Curso.

Além disso, juntamente com a monografia, o aluno deverá entregar:

•Declaração do aluno de que o trabalho apresentado é de sua autoria e que as partes que não o são foram devidamente citadas e referenciadas. Ressaltamos que as monografias que não citarem as referências usadas e para os quais for constatada cópia de textos de outros trabalhos serão reprovadas, sem direito à nova apresentação.

•Formulário autorizando a divulgação do trabalho (impressa e digital).

Observamos que deverão ser respeitados os prazos de entrega, de acordo com o cronograma divulgado pela Coordenação do Curso do BM.

Toda a documentação deve ser entregue na secretaria academica do CMCC.

 Veja: DOCUMENTOS P/ TCC

Veja: Modelos em LaTeX

Share

Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática da UFABC são os Melhores do Brasil

 Cursos de graduação da UFABC estão entre os melhores do Brasil segundo levantamento do MEC. Os últimos  resultados do IGC (Índice Geral de Cursos) colocaram a UFABC em segundo lugar entre as melhores universidades do país.

Os cursos de Bacharelado em Matemática  e Licenciatura em Matemática foram avaliados como os melhores do Brasil em suas respectivas categorias.

Leia Mais

Matemático foi escolhida a melhor profissão de 2014

Matemático aparece como a melhor profissão em 2014,  segundo ranking divulgado pela Careercast.com. A lista completa tem 200 profissões e leva em conta o quanto o emprego afeta a parte física do trabalhador, além de ambiente de trabalho, renda, nível de estresse e perspectivas de contratação.

Leia Mais