Softwares

Wolfram Alpha

Página http://www.wolframalpha.com/

Veja os exemplos :

Maxima

Segundo os seus criadores:

O Maxima é um software para manipulação de expressões simbólicas e numéricas, incluindo diferenciação, integração, expansão em series de Taylor, transformadas de Laplace, resolução de equações diferenciais ordinárias, sistemas de equações lineares, manipulação de vetores, matrizes e tensores. O Máxima também faz gráficos de funções e dados em duas e três dimensões.

De modo mais geral, o Máxima é um exemplo de Sistema de Álgebra Computacional, que abreviaremos por CAS (do inglês  computer algebra system). Os CAS  são softwares que facilitam a realização de manipulações matemáticas simbólicas como limites derivadas e integrais.

Instalação:

 Em Windows

Para obter o Maxima, vá à página de download do programa no SourceForge:
Na lista de arquivos, selecione “Maxima-Windows”, depois selecione a versão mais recente dentro de Windows, e em seguida
selecione o arquivo “maxima-?.??.exe”. (Durante a escrita dessa dessa página, a versão mais recente  do maxima  era maxima-5.21.1.exe)

 

Execute o maxima-?.??.exe e sempre responda que sim a todas as perguntas. Certifique-se de que pediu para adicionar um atalho para o wxMaxima na sua área de trabalho.
Para iniciar o Maxima, clique no ícone do wxMaxima.

 Em Linux (Ubuntu ou Debian)

Instale o pacote “wxmaxima”. Ele aparecerá no menu de aplicativos,
em Science -> Mathematics -> wxMaxima

Tutoriais

Mathematica

Mathematica é um programa de computador, originalmente concebido por Stephen Wolfram, e continuamente desenvolvido pela empresa Wolfram Research, que implementa um sistema de álgebra computacional. Para além de uma linguagem de programação, contém diversas bibliotecas de programação prontas a serem usadas em diversos fins em várias áreas das ciências exatas. (Wikipedia)

Site do Mathematica

 

Livros de  Cálculo com Mathematica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *