Mapeamento das Dificuldades dos Alunos

1) Catalogar uma lista (cumulativa) de erros conceituais mais comuns dos alunos. Isso ajudaria principalmente professores novos na disciplina. (A criação dessa lista deveria ser um esforço coletivo dos docentes que ministram as disciplinas.)
2) O segundo passo para 1 seria encontrar meios comprovados de contornar os erros conceituais principais e as dificuldades dos alunos.    (Também um esforço coletivo, cumulativo e experimental.)
3) Encontrar meios eficientes para
3a) Identificar deficiências dos alunos que são anteriores à disciplina que estão cursando e
3b) Fazer o aluno reconhecer essas deficiências e correr atrás do prejuízo (se quiser continuar a disciplina)
– um caminho nesse sentido seria fazer um uso melhor das listas 0.
– outras sugestão seria a utilização de um teste diagnóstico ministrado  na 1ª aula.