Início

Introdução à Probabilidade e à Estatística

Esta página tem por objetivo servir de apoio aos estudantes da disciplina BIN0406-15 – Introdução à Probabilidade e à Estatística. Aqui você encontrará listas de exercícios, assim como outras informações úteis. Clicando no link de cada professor, quando disponível, você poderá encontrar informações específicas de cada turma.

DISCIPLINAS PRÉVIAS RECOMENDADAS:

Veja o grafo de recomendações

Curso no Moodle:

OBJETIVOS

Introduzir os conceitos essenciais da teoria de probabilidade e suas implicações na estatística.

COMPETÊNCIAS:

  • Capacidade de resolver problemas simples de Probabilidade.
  • Compreender conceito da variável aleatória e a calcular probabilidades de experimentos probabilísticos que seguem as distribuições binomial, de Poisson, normal e exponencial.
  • Compreender o teorema do limite central e ser capaz de utilizá-lo nas aplicações estatísticas: construção de intervalos de confiança, etc.
  • Adquirir conceitos básicos em estatística para análise e interpretação de conjuntos de dados experimentais.

EMENTA:

Princípios básicos de análise combinatória. Definição de probabilidade. Probabilidade condicional e independência. Variáveis aleatórias. Funções distribuição de probabilidades discretas e contínuas. Principais distribuições: de Bernoulli, binomial, de Poisson, geométrica, uniforme, exponencial, normal. Variáveis Aleatórias Independentes. Valor médio e variâncias. Estatística descritiva: estimadores de posição e dispersão. Lei fraca dos Grandes números. Teorema Central do Limite.

BIBLIOGRAFIA

BiBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR